Depoimentos dos usuários


Daniel Rufino do Nascimento Júnior


Há pouco mais de um ano passei por uma neurocirurgia próximo à região do cerebelo.
Após a cirurgia fiquei com os movimentos limitados, sem equilíbrio e coordenação motora.
Fiz vários tipos de fisioterapia até começar a conseguir fazer minhas primeiras caminhadas, na pista de cooper da UFPE,
foi quando a fisioterapeuta Drª Anna Terra Ribeiro, sugeriu que viéssemos  a caminhar no parque da Jaqueira, 
pois lá havia uma pista com obstáculos.
Passei a me exercitar frequentemente nesta pista, pois naquele momento minha maior dificuldade era subir e descer escadas, exercício que trabalha ao mesmo tempo força, coordenação e equilíbrio.
No começo dava duas voltas na pista, fui evoluindo e hoje consigo dar dez voltas ao mesmo tempo que as duas voltas com bem mais desenvoltura.
Estou na fase final da minha recuperação, nesse período passei por cadeira de rodas, andador, muletas.
Por fim agradeço primeiro a Deus e à minha esposa, que esteve presente em todos os momentos desta minha superação a mim mesmo.
Venho agradecer a André Ricardo por trazer inventos que geram saúde e bem estar para nossa cidade. 
Obrigado!

Daniel Rufino do Nascimento Júnior
djunior1@hotmail.comT
"Amor, força ,foco e fé."



 Cristina Morais - Professora aposentada


Vi a Construção da pista de obstáculos, na ocasião não tive muito Interesse de incluí-la na minha prática diária de caminhada.
Porém um praticante diário que consegue correr todo o percurso, concluindo 45 voltas, me chamou a atenção pela sua performance, então comecei a acrescentar uma volta pelas escadas a minha caminhada.
Logo senti os benefícios de não precisar mais recorrer aos corrimãos das escadas de restaurantes, cinemas e etc., pois me sinto mais segura e confiante nas minhas articulações de joelhos e tornozelos. 
hoje faço 10 voltas nas escadas e rampas, tenho 65 Anos e me sinto muito bem disposta, visito meu cardiologista anualmente.
Conheci o Sr. Ricardo - inventor - no Parque do Jaqueira,  praticando exercício como um simples frequentador, embora seja o idealizador de um projeto aparentemente simples mas, o espaço  proporciona saúde e bem-estar aos "Pagadores de Promessa", como diz aquele  frequentador que me chamou  atenção Correndo 45 Voltas.
Sr. André Ricardo - inventor - é uma pessoa iluminada por Deus e merece  gratidão e reconhecimento de todos os beneficiados e apoio das autoridades governamentais, para que ele continue buscando inventos que ajudem a melhorar o nosso dia-a-dia. 

22/10/2010


Resposta à solicitação do Sr. André Ricardo Souza


Sou um usuário da pista com obstáculos do Parque da Jaqueira, há dois anos e seis, meses e da pista de Boa Viagem, por quatro anos.
E quero relatar os benefícios que tenho obtido na minha saúde pela utilização desses importantes instrumentos de exercícios físicos:
Tenho histórico de enfarto desde o ano de 2001, e colocação de “stent” coronário, por problemas de hipertensão.
Desde que iniciei a utilização dessas pistas de exercícios, com média de 15 a 25 voltas diárias, mais percursos retos de 5 km, em média 4 dias por semana, venho ganhando  expressivos avanços na minha saúde. Como regularização da pressão arterial, fortalecimento muscular, capacidade aeróbica, disposição e ganho no metabolismo. Um exemplo recente – em janeiro de 2013, voltei das férias com peso de 83,5 kg, e reiniciei meus exercícios diários, e hoje em maio de 2013, estou com 75 kg, sem fazer regimes, apenas com os exercícios e alimentação controlada, sem me privar de nada.
Por isso recomendo, e parabenizo a Prefeitura de nossa cidade, pelos equipamentos e recomendo o trabalho do Sr. André Ricardo Souza.

Douglas Antonio Bataglião – 59 anos, pastor evangélico, adm. de empresas, professor de teologia, conferencista .
dbataglião@gmail.com  ; www.ifamiliacrista.com.br



Elysio Alecrim


Frequento o Parque da Jaqueira a pelo menos quinze anos, dos quais os últimos sete anos utilizando a pista de obstáculos onde conheci o André Ricardo.
Lembro ainda, que logo que o conheci fui estimulado pelo mesmo a manter os exercícios na pista, ressaltando a importância para musculatura das pernas como também dos benefícios aeróbicos ganhos com as atividades. 
Sempre achei entediante a caminhada ao longo da pista de cooper, foi assim que resolvi experimentar a pista de obstáculos, para tornar mais prazerosa as caminhadas e continuo até hoje.
Conversando com amigos na época e ainda nos dias de hoje, sempre escutava e escuto que deveria ter cuidado, pois poderia representar problemas futuros para os joelhos. 
O que de fato posso afirmar é que até agora o que percebi foi um ganho da musculatura das pernas, como também uma melhora no condicionamento físico.
Acho oportuno uma matéria sobre o assunto, ouvindo depoimentos de praticantes como também de profissionais da área como professores de educação física, fisioterapeutas e ortopedistas.

Elysio Alecrim -  10 de maio 2013


Pista com Escadas – Depoimento

           
Em fevereiro de  2005,  até então com taxas e pressão normais, descobri, na visita anual ao meu clínico uma alteração significativa da minha pressão que veio a medir 16x14.
            Uma visita a um cardiologista foi agendada e veio a receita de praxe, para pacientes de casos semelhantes ao meu: viver a base de dois medicamentos ( pela manhã e à noite), perder peso (pesava então quase 103 quilos) possuindo 1.90 de altura, o que significou dieta e exercícios rotineiros.
Neste encontro com o cardiologista, ele me perguntou se eu morava em prédio, caso sim, me aconselhou a usar as escadas como exercícios cardiorrespiratórios. Residindo em casa, contudo já tendo começado a caminhar na Jaqueira, resolvi usar a pista com escadas existente no parque, que quase sempre estava vazia, enquanto a pista plana com muitas pessoas.
            O começo exigiu de mim muito esforço, 6 voltas, após algum tempo passei para 8, 10, 12, 15, 20,45 voltas, chegando a fazer 55 voltas. E o que isso resultou?
Dos quase 103k, passei a pesar 78. Hoje meu peso varia entre 80/82 quilos. Com o passar do tempo minha pressão começou a baixar, o clínico diminuiu as doses dos 2 remédios e há 7 anos já não os tomo.
         Nada é tão perfeito e assim sendo, faz 3 anos que por conta, segundo o ortopedista do número elevado de voltas, adquiri uma inflamação no tendão do dedão do meu pé direito, o que resultou numa fasceíte no pé esquerdo, o que segundo ele dificultaria bastante minhas 55 voltas diárias na pista com escadas, no princípio tive que reduzir drasticamente o número de voltas agora faço 30, no mínimo 25 quando o incômodo aperta. Entretanto consegui manter minha pressão normal.
Há cerca de 30 dias passei por uma cirurgia de 3 hérnias, e já estou aos poucos retomando a normalidade.
            Os benefícios são enormes, mais disposição e agilidade para as tarefas do dia a dia, um melhor sono e a conquista de alguns bons amigos.
            “Portanto, não posso deixar de reconhecer os benefícios e elogiar o projeto da pista de escadas, que carinhosamente apelidei de pista “Pagador de Promessas”, em oposição à plana que chamo de “ A Procissão".
            Vale a pena ser um pagador de promessas quando se recebe as recompensas pelos esforços.


Paulo Pragana - 52 anos
Arquiteto
Recife, 25 de maio de 2013  
                                                                            
                                                                          
                      

Depoimento


Em outubro de 2012 com apenas 24 anos estava pesando 118Kg, depois de ter ido bater no hospital por causa da combinação de uma  má alimentação e falta de exercícios, resolvi mudar.
Então, comecei um novo estilo de vida, adotei uma reeducação alimentar e a prática de exercícios no meu dia a dia, por não ter condições físicas nem fôlego  não conseguia "trotar" e, com apenas a caminhada tradicional ao redor do parque da jaqueira meu corpo não atingia uma temperatura ideal para suar, eu não entrava numa frequência de treino ideal para aumentar o meu gasto calórico e assim começar a perder peso,
Por conta disso resolvi experimentar o percurso das escadas, com apenas as caminhadas subindo e descendo os obstáculos a minha temperatura começou aumentar bastante, então comecei a liberar mais energia e assim resolvi padronizar o meu percurso.
Percorrendo entre 15 e 20 voltas diárias em cerca de uma hora, o resultado disso, foi a perda de 31kg, hoje em dia, (maio de 2013) estou pesando 87Kg, com uma resistência física muito melhor e com mais disposição.
E, ainda, uso esse tempo que reservei para meus exercícios físicos, para refletir conversar comigo mesmo, o que  se tornou um momento meu, acabei ganhando um tempo pra poder pensar melhor na vida, resultando em melhorias na minha vida pessoal e profissional.

Rodrigo Maia
RecifeSites - Direção de Arte


Odilio Soares


Este é o meu terceiro ano que caminho na pista de obstáculos do Parque da Jaqueira, escadas e rampas, a pista  ao meu ver è um excelente exercício aeróbico e de resistência física.
Sabendo usar e andar corretamente, você terá benefícios como eu tive e tenho, sou diabético há mais menos quatorze anos, venho sendo acompanhado pelo meu endocrinologista, Dr. Moacir Novaes, o qual atesta, que nestes três Anos, somente obtive benefícios na saúde, tanto na taxas, que estão controladas e na glicemia.
Logo no primeiro ano de caminhada, tive uma perda  mensal, em média de de 01 quilo e 200 gramas.depois deste primeiro ano, o meu médico liberou algumas alimentações que muito não  fazia, estava privado, e hoje eu mantenho o meu peso e tive diminuição da medicação.
Fiz uma medição com o meu pedômetro, e conforme as minhas passadas e metragem, desta pista  tem 234 metros, entre escadas,  e rampas e a parte plano, praticamente em quatro voltas teremos ai um quilometro e com muito esforço, que valem  muito à pena, pois ali se trabalha a panturrilha, musculação das coxas, abdome e contrariando a muitos uma postura lombar, poIs, como digo, ali tem que se aprender a andar "caminhar", um pisar direito e postura lombarcorreta.  
                                        
02.03.2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário